Morador da comunidade dos Lopes, zona rural de Vermelho Novo, o Sr. Zé Oscar levou um susto, no dia 22/02/2020, quando foi tratar de suas galinhas, no galinheiro que fica no seu quintal. Segundo ele, quando chegou ao galinheiro, viu no lugar destinado aos pintinhos , uma cobra bem grande dormindo tranquilamente.
Como ele é uma pessoa consciente, nem pensou em matar a serpente. Ficou por perto observando, para que ela, se acordase não fosse embora, e pediu pra chamarem o EDVALDO, seu vizinho, que é capacitado par fazer a captura.
EDVALDO, o vizinho, tem os equipamentos e o conhecimento necessários, adquiridos junto aos órgãos ambientais competentes, para manusear animais peçonhentos. "Assim que chego ao local, a minha primeira preocupação é cuidar da segurança das pessoas e do animal que ali estão, por isso, peço que todos se afastem. Apesar de o animal só se defender, sempre existe o risco de acidente, por isso não aconselho a ninguém fazer o manuseio sem estar devidamente preparado."
Segundo Edvaldo, a espécie capturada no dia é especialmente valiosa para o instituto EZEQUIEL DIAS, para onde ele-a encaminhará, devido sua raridade. Quando um cidadão disse que toda cobra que encontra ele mata, Edvaldo retrucou imediatamente: -"você está matando vidas humanas sem saber, pois com o veneno das cobras, podem serem feitos remédios para o tratamento de várias doenças".
De fato, estudos estão sendo feitos sobre a aplicação do veneno, no tratamento de diversos tipos de câncer. Hoje já existem no mercado, vários remédios que contém, na sua fórmula, o veneno de cobras, usados no tratamento de pressão alta, e está em curso uma pesquisa da universidade de BAURU, que estuda a sua eficácia na cicatrização de cortes e ferimentos.
Que esta história, sirva de incentivo para outras pessoas, que ao se depararem com uma cobra em local indesejado, se possível chame alguém para dar a ela o destino correto.
Ass; CARLOS ALVES.
Concordo com a Maria, o contato de pessoas que fazem fazem este tioo de seviço precisa ser divulgado.
O problema, é encontrar pessoas capacitadas! Esse moço, teve a sorte de seu vizinho ser. Mas, e quem não tem um vizinho capacitado? E dificilmente, alguém tem coragem de se capacitar nessa área. Na cidade, ainda temos alguns orgãos, ao qual podemos recorrer, mas e na roça?