Na manhã deste dia 15/04/2020, foi capturada uma serpente da raça jararacuçu, na propriedade do Sr. Toninho Coelho, na comunidade da Cachoeira em Vermelho Novo. A cobra foi visualizada no anterior, 14/04, por volta de onze horas da manhã dormindo em cima de uma tábua, bem perto do telhado do paiol. Como ela estava quietinha, dormindo, (e assim pode permanecer, por até quarenta dias), os moradores resolveram chamar o EDVALDO ROCHA, pra fazer a captura.
EDVALDO, tem os equipamentos e o conhecimento necessários, adquiridos junto aos órgãos ambientais competentes, para manusear animais peçonhentos. "Assim que chego ao local, a minha primeira preocupação é cuidar da segurança das pessoas e do animal que ali estão, por isso, peço que todos se afastem. Apesar de o animal só se defender, sempre existe o risco de acidente, por isso não aconselho a ninguém fazer o manuseio sem estar devidamente preparado."
Segundo Edvaldo, a espécie capturada é muito valiosa para o instituto EZEQUIEL DIAS, para onde ele-a encaminhará. Quando um cidadão disse que toda cobra que encontra ele mata, Edvaldo retrucou imediatamente: -"você está matando vidas humanas sem saber, pois com o veneno das cobras, podem serem feitos remédios para o tratamento de várias doenças".
De fato, estudos estão sendo feitos sobre a aplicação do veneno, no tratamento de diversos tipos de câncer. Hoje já existem no mercado, vários remédios que contém, na sua fórmula, o veneno de cobras, usados no tratamento de pressão alta, e está em curso uma pesquisa da universidade de BAURU, que estuda a sua eficácia na cicatrização de cortes e ferimentos.
Esta foi mais uma cobra que terá o destino certo. Sabemos que nem sempre as condições em que elas são encontradas permitem chamar uma pessoa especializada pra fazer o certo, mas cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando da importância de não simplesmente matar o animal. que esta história sirva de incentivo para outras pessoas, que ao se depararem com uma cobra em local indesejado, se possível chame alguém para dar a ela o destino correto.
(Presa inoculadora de veneno)
Ass; CARLOS ALVES.
Segundo o Edvaldo, é uma JARARACUÇU AMARELO, e não Preto como informa a matéria.