Na data de ontem dia 14/10/2020, a pedido do padre joão Batista (Bidu), o município de Vermelho Novo se fez representado, na minha pessoa( Carlos Alves), e pelo morador da comunidade dos Coelhos, Wellington Rodrigo, em uma reunião do SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS (STR), de Manhuaçu. o assunto principal foi a extração de bauxita na região, pela mineradora CURIMBABA.
Na referida reunião, estava presente a prefeita de Manhuaçu e candidata a reeleição, Cici Magalhães, acompanhada de alguns secretários municipais. Segundo a prefeita, nada, até o presente momento foi informado à administração sobre a atuação da empresa no município. Más um dos representantes do sindicato entregou à prefeita uma licença ambiental que mostra a intenção de começar os trabalhos.
Outro fato que chamou a atenção da prefeita foi o relato de alguns participantes de que recentemente se depararam com pessoas da empresa em suas propriedades rurais, fazendo sondagens sem a devida permissão dos proprietários. Cici se mostrou surpresa e preocupada, principalmente pelo fato de que a mina seria instalado muito próximo ao rio que abastece a cidade, e firmou compromisso com os presentes, de que vai engrossar as fileiras de resistência, movimentando para isso toda sua rede de parlamentares na assembléia Legislativa de Minas Gerais, bem como os apoiadores regionais, o que foi comemorado pelos diretores do Sindicato, e particularmente, pelo padre João Batista que representava a Igreja na reunião.
Ficou decido então, que uma comissão( já existente no STR), irá visitar locais e pessoas com experiência na luta contra a destruição causada pela mineração, para, a partir deste aprendizado, fazer na prática a resistência aqui na região de influência da mina que se pretende instalar. Todos os presentes, inclusive os secretários municipais presentes e a prefeita concordaram com essa decisão.
Prefeita Cici Magalhães, rodeada de produtores rurais, durante a reunião.